|  Abertura  |  Ler nossos e-books  |   Orpheu em Pessoa   |   O que é e-book.br  |   Página da UEFS  |  Nossas origens  |  
        


  .
                           




  .

        
-

O TROVADORISMO
 
GALAICO-PORTUGUÊS

Volume 1:

Crítica e Apuração de Textos (112 p.)

Volume 2:
Cantigas de Amor
(110 p.)

Volume 3:
Cantigas de Amigo
(110 p.)

Volume 4:
Cantigas de Escárnio e Maldizer (90 p.)

Volume 5:
Outras Cantigas Trovadorescas (82 p.)

Capa da primeira edição impressa.

-

VOLUME I: CRÍTICA
E APURAÇÃO DE TEXTOS

Foi precisamente no final do século passado e início deste novo século que saiu a primeira edição impressa do livro O Trovadorismo Galaico-Português. Somente agora, cerca de vinte anos depois, foi possível fazer uma nova edição, desta vez, destinada ao grande público leitor, posto que, abrindo mão dos direitos autorais, a obra é disponibilizada na internet, através da Editora Universitária do Livro Digital – a E-Book.Br. Dividimos o livro em cinco partes ou volumes, para facilitar o manuseio e tornar mais rápida a consulta a cada um dos assuntos estudados, inclusive, se for o caso, na sala de aula, na presença do professor.
Coleção E-Poket



VOLUME II:
CANTIGAS DE AMOR

Por se tratar do gênero de composição menos ligado à tradição criadora local, as cantigas de amor apresentam uma série de regras e preceitos herdados do provençalismo, muito embora tenham sofrido adaptações à ideologia e ao estro dos trovadores ibéricos. Tanto de ponto de vista formal, quanto conceitual, as nossas cantigas de amor apresentam elementos dissonantes do cânone da lírica provençal. Ela foi sem dúvida o gênero mais prestigiado, tido como palaciano e nobre, por excelência, sendo a sua composição reservada aos aristocratas letrados e aos religiosos, igualmente formados no rigor do estudo do trivium.
Coleção E-Poket 


-
        
-


VOLUME III:
CANTIGAS DE AMIGO


As cantigas de amigo constituem o aspecto mais rico e inventivo da lírica trovadoresca galaico-portuguesa. Compreende-se por lírica a expressão poética de sentimentos e estados de espírito do sujeito, isto é, do eu. Modernamente tem-se dado ênfase ao fato do eu poético não coincidir necessariamente com o eu do poeta, o que aponta para o caráter ficcional da lírica. Assim como uma peça de teatro, um conto ou um romance têm personagens, o poeta lírico elege como personagem, às vezes única, o eu enunciador e, outras vezes, um outro eu, diferenciado. As Cantigas de Amigo são o melhor exemplo dessa voz.
Coleção E-Poket 

-

VOLUME IV: CANTIGAS
DE ESCÁRNIO E MALDIZER


O gosto popular privilegiou as cantigas de escárnio e maldizer como forma do homem simples levar a vida com humor e também de se vingar dos poderosos, através do riso e da sátira. Não é por acaso que os poucos trovadores de origem menos nobre concentram sua produção neste gênero de cantigas, também praticado pelos ricos senhores de alta linhagem. Os religiosos, padres e madres, são os objetos preferidos da mofa e do riso mais deslavado e pornográfico provocado pelo maldizer das cantigas satíricas, o que pode ser interpretado como uma marca do fosso existente entre o clero e o povo. 
Coleção E-Poket



VOLUME V: OUTRAS CANTIGAS TROVADORESVCAS



Além das produções líricas, em forma de cantigas de amor e de amigo, e das satíricas, subdivididas em cantigas de escárnio e de maldizer, a inventividade dos trovadores galaico-portugueses alcançou outras formas menos usuais ou menos esquemáticas. Umas derivadas da dinâmica trovadoresca, como o sirventês e a tenção, outras, tomadas de culturas estrangeiras, como o lai. O sirventês é uma cantiga, ora satírica, ora lírica, posta a serviço da reflexão e do compromisso da arte em contribuir para rever as relações sociais, usando o modo mais direto ou o subterfúgio da ironia. 
Coleção E-Poket


-
        
-

     












-
        
-
 
Este site da Editora Universitária do Livro Digital foi planejado e executado pelo seu editor. Email: cidseixas@yahoo.com.br
 
-

|  
Abertura  |  Ler nossos e-books  |   Orpheu em Pessoa   |   O que é e-book.br  |   Página da UEFS  |  Nossas origens  |

Site criado no mês de julho de 2016. Retomado para ajustes e conclusão no mês de dezembro do mesmo ano.